terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval no Mundo

Carnaval em Portugal
Actualmente, o Carnaval quase desapareceu da Europa, onde já teve grande importância em vários lugares.

  • O Carnaval português, que foi exportado para as antigas colónias, em especial para o Brasil (por volta de 1723), e sempre teve características bem diferentes do de outros países da Europa, sendo reconhecido até mesmo por autores portugueses como uma festa cujas características principais eram a porcaria e a violência.



  • O Carnaval de antigamente não era como hoje um desfile de corsos e meninas a dançar com pouca roupa, como no Carnaval brasileiro. (Não nos podemos esquecer que na altura do Carnaval, no Brasil é Verão, mas cá não, brrrr...)



  • As pessoas mascaravam-se, pregavam partidas, gozavam com as outras pessoas pois estando disfarçadas podiam fazê-lo sem serem reconhecidas.



  • Faziam "assaltos", que era irem ter com alguém em especial (de que se gosta - ou não -) e fazer-lhe a vida negra para se gozar com essa pessoa até se fartar, deixando tudo em desalinho.



  • O Carnaval de cada terra tinha o seu rei, o Rei Momo, que também tem uma rainha. A corte tem vários ministros (a fingirem ques estão sempre bêbedos) e imensas "matrafonas", que são homens vestidos de forma ridícula ou de mulher.



  • Normalmente há zés-pereiras que acompanham e animam o desfile, a tocar bombo, ou "tropas fandangas" também a tocar e a fazer disparates. Também aparecem gigantones e outros disfarces.



  • Hoje em dia Portugal ainda tem Carnavais com muita força e tradição: Ovar, Torres Vedras, Alcobaça, Loulé... E muitos mais, pois por todo o lado se brinca e se organizam festejos e bailes de Carnaval.



    Carnaval de Veneza

    Actualmente, o carnaval veneziano enche Veneza com milhares de turistas. Ao contrário de outros carnavais, onde costuma haver muita agitação e muito barulho, nomeadamente nos carnavais portugueses e brasileiros, o Carnaval de Veneza, é bastante silencioso, convidando os turistas a observarem a espectacularidade das máscaras. Embora tenha perdido o significado que esteve na sua génese, esta festa de Carnaval é sempre espectacular, sobretudo pela beleza das suas fantasias. O Carnaval de Veneza 2011 acontecerá, como é habitual , na praça de São Marcos, espalhando-se depois os foliões pelas ruas e canais.
    


    Carnaval do Brazil

    Durante todo o período colonial as diversões que aconteciam na cidade do Rio de Janeiro durante o carnaval não diferiam daqueles presentes em outros centros urbanos brasileiros. Toda uma série de brincadeiras reunidas sob o termo Entrudo podiam ser encontradas nas ruas e nas casas senhoriais da cidade. No final do século XVIII, essas diversões consistiam basicamente no Após a Independência do Brasil, a elite carioca decide se afastar do passado lusitano e incrementar a aproximação com as novas potências capitalistas. A cidade e a cultura parisienses serão os parâmetros a guiar as modas e modos a serem importados.
    


    
  • Sem comentários:

    Enviar um comentário