sexta-feira, 11 de março de 2011

As Raças de Cães Portugueses

As raças portuguesas de cães foram somente desde à poucos anos começam a sair das fronteiras portuguesas para conquistar primeiro a Europa.

As raças portuguesas são tigas , rusticas e pouco se modificaram ao  longo dos séculos .

As raças portuguesas foram dadas a conhecer de maneira organizada  primeiramente por clubes de caça que exportaram as raças mais adequadas a caça menor, despertou tambem estes ultimos intresses para a caça maior noutros paises da Europa. Começam a existir matilhas de Podengos medio e grande que caçam o Javali a corça ou o veado nas florestas francesas.

Portugal tem um Clube Português de Canicultura  a ele se deve o Livro de Origens Portuguesas (LOP).Este Club tem como objectivo melhorar as raças portuguesas, mantendo sempre as linhas que as definem , mantem tambem em dia o registo genaelógico dos exemplares de raça pura que existem .


As raças mais conhecidas  são :

O Podengo Portugês, a raça portuguesa mais antiga e uma das mais antigas , a sua introdução é imprecisa, uns dizem descender do lobo ibérico (pouco provavel), dos mercadores fenicios que tinham pontos comerciais  em Portugal , tambem as legiões romanas  que ocuparam a peninsula iberica e as evasoes arabes, talvez a mais provavel sabendo-se que é preciso um numero importante de animais de sangue diferente para manter uma raça sã , resistente  e com os mesmos padrões.

Sem comentários:

Enviar um comentário